Com eleição de Boric no Chile, esquerda volta a ganhar espaço na América do Sul

Os governos de esquerda, que perderam força na América do Sul nos últimos anos, voltaram a ganhar espaço após as eleições recentes. Veja quem são os presidentes e qual a situação política dos países do continente

No Chile...

... Gabriel Boric foi eleito ontem como presidente. Ele substitui Sebastian Piñera, de direita, que deixa o cargo com grande reprovação. No pleito, superou José Antonio Kast, de extrema-direita.

Reprodução

No Peru...

... a justiça declarou Pedro Castillo oficialmente vencedor da eleição presidencial em julho. Ele disputou contra a direitista Keiko Fujimori, herdeira do ex-ditador Alberto Fujimori, que demorou mais de um mês para reconhecer a derrota.

Reprodução

Na Argentina...

... a onda conservadora de Maurício Macri durou pouco. Em meio ao caos econômico e a recessão, ele não se reelegeu em 2019, e deu lugar o kirchnerista Alberto Fernández.

Reprodução

No Brasil...

... Bolsonaro, declaradamente de direita, assumiu em 2018 após três governos da esquerda. Os impactos econômicos da pandemia e o negacionismo na condução da crise sanitária podem fazer com que o presidente se complique na briga pela reeleição. O principal adversário é Lula, símbolo da esquerda no país.

Isac Nóbrega/ PR

Na Bolívia...

... Luís Arce, candidato de Evo Morales, assumiu a presidência em 2020, em meio a uma aparente caça por candidatos de esquerda no país.

Reprodução/Twitter

Na Colômbia...

... Iván Duque, de direita, é quem governa. O presidente enfrentou uma onda de protestos no primeiro semestre deste ano em razão da reforma tributária apresentada no Congresso. A repressão foi violenta, com denúncias de abuso policial. Em Cali, Bogotá e Medellín, o presidente ordenou que o exército fosse às ruas, o que causou mais revolta - e mortes.

Divulgação/Presidência da Colômbia

No Equador...

... o banqueiro conservador Guillermo Lasso venceu o candidato da esquerda Andrés Arauz no início deste ano. Lasso surfou na rejeição ao ex-presidente Rafael Correa, que apoiou Arauz, e é contra leis como a que permite o aborto - mesmo em casos de estupro.

Reprodução

No Paraguai...

... Mario Abdo Benítez, ex-senador conservador, foi eleito presidente ainda em 2018. Filho do braço direito do ditador Alfredo Stroessner, ele se colocou apresentou propostas liberais na economia, e rapidamente se alinhou ao discurso do presidente Bolsonaro com críticas aos presidentes de esquerda da região.

Alan Santos/PR

No Uruguai...

... Lacalle Pou encerrou um ciclo de 15 anos de governos de esquerda no Uruguai em 2020. Durante o mandato, centrais sindicais já convocaram três greves gerais reivindicando empregos após a aprovação de um conjunto de leis batizado de Lei de Urgente Consideração, alvo de críticas da oposição

Agência Brasil

Na Venezuela...

... O regime de Nicolás Maduro começou oficialmente em 2013, mas desde 2012, por conta de uma doença do então presidente Hugo Cházes, Maduro, que era vice, já estava no comando do país

Reprodução/Twitter %40NicolasMaduro

Na Guiana...

... o muçulmano Irfaan Ali, de 40 anos, ex-ministro e parlamentar do país e considerado de esquerda, foi eleito em 2020 em uma eleição apertada, que demorou cinco meses para ser declarada encerrada. Os votos precisaram ser recontados pelo comitê eleitoral porque havia dúvida sobre o resultado.

Presidência/Guiana

No Suriname...

... o presidente é o ex-delegado Chan Santokhi, que colocou fim ao governo de Bouterse, presidente de 2010 a 2020. Antes, em 1980, governou por sete anos e em 1990, governou novamente após um golpe de Estado. Em 2019, foi condenado a prisão por ordenar a execução de opositores em 1982.

Divulgação