Cumbre Vieja: britânicos driblam policiais para tirar fotos no vulcão em erupção
Segundo o The Sun, 'turistas' vão enfrentar um processo na justiça por colocar suas vidas e das equipes que trabalham no local em risco
Quatro britânicos viajaram para o vulcão Cumbre Vieja, em La Palma (Espanha), para tirar fotos e fazer selfies perto da lava — a 1.075 graus — em movimento, após furar bloqueios da polícia.
O vulcão está em erupção desde 19 de setembro. Rios de lava se precipitam na direção de cidades da ilha.
"Tivemos que escapar furtivamente do Exército e da polícia. Foi uma missão SAS (forças especiais britânicas) completa com bloqueios de estradas, patrulhas e cães para buscas na escuridão", escreveu um dos turistas após postar foto em que aparece de bermuda e camiseta perto de lava incandescente.
Eles teriam partido de Tenerife. Em outra postagem, o britânico acrescentou:
"Pegamos um avião, um carro alugado, uma balsa e fizemos uma caminhada noturna de cinco horas ao redor dos bloqueios de estradas, mas, p..., nós conseguimos."
Os quatro turistas devem enfrentar ação judicial por colocarem suas vidas e as membros dos serviços de segurança em risco, de acordo com a mídia local, citada pelo "Sun".
Após um mês de erupções, quase dois mil imóveis foram destruídos pelo Cumbre Vieja em La Palma. Autoridades lamentam as perdas, mas celebram o fato de não haver vítimas. A ministra de Ciência e Inovação, Diana Morant, credita o feito aos cientistas, que monitoraram o vulcão, conseguiram prever a erupção e auxiliaram na criação de protocolos para os moradores da região.