Erupção de Vulcão Cumbre Vieja traz grandes riscos à saúde; veja

O vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, entrou em erupção após quase 50 anos, e segundo a National Geographic Institute (IGN), para além de todo dano material, os reflexos no ambiente podem causar graves riscos à saúde dos moradores do local.

Lava fluida

Quanto mais viscosa a lava fruto da erupção, mais alta pode se tornar sua "onda". Desde ontem, é possível notar casas sendo engolidas pelo material vulcânico que começou a ser expelido no último domingo. A expectativa de cientistas que acompanham o caso é de que a lava chegue até o mar em Los Guirres, na Play Nueva.

Reprodução

Cinzas

As cinzas expelidas pelo vulcão podem causar lesões nas vias respiratórias, olhos, feridas e irritação na pele. Além do efeito diretamente no ser humano, ela prejudica o funcionamento de locais próximos a onde está acontecendo a erupção, com a "chuva de cinzas" que se dispersa pelo vendo, cobrindo cidades na região.

Reprodução%3A Redes Sociais

Escoamento piroclástico

Os gases emitidos pelas erupções vulcânicas são altamente tóxicos, e tem potencial de matar uma pessoa mais rápido que o contato com a lava. A inalação do gás pode causar sintomas como dor de cabeça, vômito, irritação nos olhos e na pele, e até sufocamento. Nem as estruturas metálicas passam ilesas pelo gás, composto por materiais pesados.

Reprodução%3A Redes Sociais

Emanações gasosas

Os gases liberados no ar pelo vulcão podem causar o fenômeno da chuva ácida, poluição do ar e da água. Desde o início da erupção, segundo o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias, o vulcão de La Palma já emitiu entre 6.000 e 9.000 toneladas de dióxido de enxofre (SO2).

Reprodução%3A Redes Sociais

Avalanches de lama tóxica

O material vulcânico não consolidado, segundo o IGN, se transforma em uma enxurrada, incorporando cinzas e água da chuva, por exemplo, e carregando tudo que encontra pelo caminho, aumentando o poder destrutivo da erupção. Isso pode acontecer enquanto o vulcão está em atividade, ou até meses depois, após uma tempestade. Os moradores terão que ficar atentos para possíveis eventos.

Foto%3A Reprodução

Deslizamentos e tsunamis

A troca de materiais na parte interna da terra causada pela erupção do vulcão pode causar instabilidades nas placas tectônicas. Esses eventos têm reflexos na superfície, como os tsunamis, ondas gigantes que podem devastar cidades, e deslizamentos.

La Moncloa