Biden: 'É o fim da era das grandes operações militares'

Segundo Biden, enviar contingentes de soldados para outros países em grandes missões não garante a segurança americana

Foto: O Antagonista
Biden: 'É o fim da era das grandes operações militares'

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (foto), deu mais uma declaração sobre a retirada do Afeganistão nesta terça, 31 de agosto. A decisão, anunciada em abril , foi concluída na noite desta segunda, 30.

“Esta decisão sobre o Afeganistão não é apenas sobre o Afeganistão. É sobre o fim de uma era, a das grandes operações militares para reconstruir outros países “, disse Biden.

Segundo Biden, enviar contingentes de soldados para outros países em grandes missões não garante a segurança americana, uma vez que o terrorismo está espalhado por várias nações . O presidente defendeu o uso de outros recursos, como a diplomacia, sanções econômicas e bombardeios aéreos.

“Este é um mundo novo. A ameaça terrorista sofreu metástase para muito além do Afeganistão. Nós somos ameaçados pela Al Shabab na Somália, pelas filiais da Al Qaeda na Síria e na Península Arábica. O Estado Islâmico está tentando criar um califado na Síria e no Iraque e tenta estabelecer filiais nos países da África. A obrigação fundamental do presidente é proteger e defender os Estados Unidos não contra as ameaças de 2001, mas contra as de 2021 e as de amanhã“, disse Biden.


O presidente americano pediu uma nova estratégia para combater o terrorismo. “Temos outras capacidades, o que significa que podemos atacar os terroristas sem botar os pés no chão. Mostramos essa capacidade na semana passada, quando atacamos os membros do Estado Islâmico remotamente “, disse o presidente.