Infecção de Trump por Covid-19 foi mais grave do que o divulgado

Quando foi hospitalizado com coronavírus em outubro, seus níveis de oxigênio no sangue caíram e as autoridades temeram que ele estivesse prestes a ser entubado

Foto: Victor Hugo Silva
Donald Trump


O estado de saúde do ex-presidente americano, Donald Trump , enquanto estava infectado com Covid-19 em outubro do ano passado, foi muito mais grave do que o divulgado publicamente na época.

Seus níveis de oxigênio no sangue estavam tão baixos que ele chegou a ter uma inflamação pulmonar associada à pneumonia causada pelo coronavírus, de acordo com quatro pessoas familiarizadas com sua condição.

Àquele ponto, seu prognóstico se tornou tão preocupante - antes de ser levado ao Centro Médico Militar Nacional Walter Reed - que as autoridades acreditaram que Trumo precisaria ser entubado .

Foi relatado anteriormente que Trump teve dificuldade para respirar e febre em 2 de outubro, o dia em que foi levado ao hospital, e os tipos de tratamento que recebeu indicavam que seu estado  era grave .

Mas os novos detalhes sobre sua condição e sobre o esforço dentro da Casa Branca para conseguir acesso especial a uma droga não aprovada para combater o vírus ajudam a dar corpo a um dos episódios mais terríveis da sua gestão.