Trump pede orações pelo sucesso de Biden, mas diz que movimento "apenas começou"
O democrata Joe Biden toma posse amanhã (20), ao meio-dia; Trump já confirmou que não comparecerá à cerimônia
O presidente Donald Trump cumpre nesta terça-feira (19) seu último dia à frente no comando dos Estados Unidos. O republicano divulgará hoje à noite um vídeo de despedida , mas a Casa Branca divulgou alguns trechos de seu pronunciamento.
"Esta semana, começa uma nova administração e rezemos pelo seu sucesso em manter a América segura e próspera", diz Trump no vídeo, segundo a AFP .
Trump nunca admitiu sua legítima derrota nas eleições, tendo tentado durante seis meses alterar o resultado das urnas, mas, após o episódio do Capitólio, passou a admitir que deixaria o cargo.
A incitação à esta invasão motiva um processo de impeachment contra Trump, aprovado na Câmara e à espera de análise no Senado.
O presidente, porém, deu a entender que pretende seguir ativo na vida política. "Agora, enquanto me preparo para passar o poder para um novo governo ao meio-dia de quarta-feira, quero que vocês saibam que o movimento que nós iniciamos está apenas começando"
A posse de Joe Biden está marcada para as 14h (hora de Brasília) desta quarta-feira (20). Trump não participará da cerimônia, quebrando uma tradição centenária que simboliza a troca pacífica de poder.