Covid-19: Reino Unido suspende voos do Brasil após descoberta de nova variante
Objetivo é evitar que novas cepas do Sars-CoV-2 cheguem à região
O Reino Unido decidiu banir voos vindos do Brasil e de outros 15 países em decorrência da nova variante do novo coronavírus (Sars-CoV-2) encontrada no estado do Amazonas . A medida foi anunciada nesta quinta-feira (14) e passa a valer a partir de amanhã (15). As informações foram dadas pela CNN Brasil .
O secretário de Transportes, Grant Shapps, disse no Twitter que a suspensão é válida para voos vindos dos seguintes países: Brasil , Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Suriname, Uruguai e Venezuela.
I’ve taken the urgent decision to BAN ARRIVALS from ARGENTINA, BRAZIL, BOLIVIA, CAPE VERDE, CHILE, COLOMBIA, ECUADOR, FRENCH GUIANA, GUYANA, PANAMA, PARAGUAY, PERU, SURINAME, URUGUAY AND VENEZUELA – from TOMORROW, 15 JAN at 4AM following evidence of a new variant in Brazil. 1/3
— Rt Hon Grant Shapps MP (@grantshapps) January 14, 2021
O objetivo é evitar que pessoas que estejam no Brasil cheguem ao Reino Unido através de conexões com países vizinhos. A decisão foi tomada, de acordo com Shapps, “após a evidência de uma nova variante [do coronavírus] no Brasil”.
A medida não se aplica a britânicos, irlandeses e no caso de estrangeiros que tenham permissão de residência no Reino Unido . Apesar disso, todos os viajantes deverão fazer um isolamento obrigatório de dez dias.