Cientistas investigam onda de rádio "de uma estrela próxima" ao Sol

"Sinal" captado por "caçadores de alienígenas" parece ter vindo de Proxima Centauri

Radiotelescópio Parkes da CSIRO, também chamado de The Dish, localizado na Austrália
Foto: CSIRO/A. Cherney
Radiotelescópio Parkes da CSIRO, também chamado de The Dish, localizado na Austrália


Astrônomos, por trás de extensas buscas por vida alienígena , estão investigando uma intrigante emissão de ondas de rádio que parece ter vindo da direção de Proxima Centauri, a estrela mais próxima do sol e apenas a 4,2 anos-luz da Terra. As informações são do The Guardian.

O sinal - batizado de BLC1 - foi captado durante 30 horas de observações pelo telescópio Parkes, localizado na Austrália, em abril e maio do ano passado. A análise já está em andamento há algum tempo e os cientistas ainda não identificaram um "culpado terrestre" pela emissão do sinal, como um equipamento ou um satélite em órbita.

É comum para os astrônomos no projeto Breakthrough Listen detectar estranhas explosões de ondas de rádio com o telescópio Parkes ou o Observatório Green Bank em West Virginia, mas até agora tudo foi atribuído à  interferência humana ou fontes naturais da Terra.

É provável que o último "sinal" tenha uma explicação terrena também, mas a direção da onda, em torno de 980 MHz, e uma aparente mudança em sua frequência - considerada consistente com o movimento de um planeta - contribuíram para a curiosidade dos cientistas.