Argentina inicia vacinação com Sputnik V na terça-feira
Governo argentino autorizou o início da vacinação com o imunizante russo na semana que vem
O presidente da Argentina , Alberto Fernández, anunciou no último sábado (26) o início da vacinação no país na próxima terça-feira (29), com a utilização do imunizante Sputnik V , desenvolvido pelo laboratório russo Gamaleya.
As primeiras doses da vacina chegaram ao território argentino na última quinta-feira (24) . A partir de segunda-feira (28) terá início o processo de logística pelo modal rodoviário para distribuição do material em todas as regiões do país. A Rússia deverá fornecer 25 milhões de doses para a Argentina, nos termos do acordo firmado entre os dois países.
“A ideia é que, quando chegue o outono, nós tenhamos a maior parte da população de risco vacinada", afirmou o presidente em reunião com governadores. "Enquanto isso, vamos nos cuidar e que todos entendam que o risco existe e que é preciso evitar aglomerações."
Na última quarta-feira (23), o ministério da Saúde da Argentina aprovou "em caráter de emergência" o uso da Sputnik V. O presidente Alberto Fernández afirmou que será o primeiro a tomar a vacina para ampliar a confiança da população na vacinação.