Doença misteriosa já soma mais de 800 casos e gera "pânico público" na Índia
Autoridades ainda tentam descobrir o que causou surto em Eluru; água contaminada pode ter sido a responsável por espalhar doença
Já são mais de 840 as pessoas infectadas por uma doença misteriosa no estado de Andhra Pradesh, no sul da Índia , informam as autoridades sanitárias locais ao site Sputnik nesta terça-feira (08).
Segundo a publicação, há 157 pessoas ainda internadas desde que o surto começou, na última sexta-feira (04), e a maioria dos afetados têm entre 20 e 30 anos. Houve apenas uma morte, além de outros 332 casos que foram desconsiderados.
No entanto, cerca de 45 crianças também apresentaram sintomas , que vão desde vômito e crises epiléticas a desmaios e a sensação dos olhos queimando. A grande maioria das pessoas que apresentaram sintomas são da cidade de Eluru, mas três casos foram constatados em Denduluru.
Apesar do grande surto , as autoridades ainda não sabem o que causou a doença e estão analisando amostras de água, leite e alimentos em geral para tentar detectar a fonte de tantos casos.
Uma das principais desconfianças é de que substâncias encontradas em um tipo de pesticida usado no controle das lavouras e no combate aos mosquitos - a área é endêmica para dengue e chikungunya - possa ser o responsável pelo problema. Só não se sabe como ele só atacou agora, já que é usado comumente na região.