Eleito 47º presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden e sua equipe de transição anunciaram nesta segunda-feira (23) membros do governo que trabalharão nas áreas de inteligência e de segurança interna do país.
Para o cargo de secretário do Departamento de Segurança Interna (DHS), foi escolhido Alejandro Mayorkas , nascido em Havana, capital de Cuba. Será a primeira vez na história em que um imigrante latino chefiará a pasta.
A escolha de Mayorkas representa uma grande mudança em comparação ao governo Trump, que usou o departamento para tentar construir o muro entre a fronteira EUA e méxico e criou regras controversas em relação a deportação de imigrantes.
Avril Haines , que já trabalhou na CIA e como conselheira de segurança no governo de Barack Obama , será a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora de Inteligência Nacional.
Já para o Conselho Nacional de Segurança, na posição de enviado especial da presidência para o clima, Biden escalou John Kerry , ex-secretário de estado do governo Obama.
Kerry defende que o país volte ao Acordo de Paris , o mais importante tratado mundial de combate ao aquecimento global, no qual os Estados Unidos se retirou durante o governo do republicano Donald Trump.