Quem era Simone Silva, a brasileira vítima do atentado terrorista na França
Brasileira foi uma das vítimas do atentado terrorista na basílica Notre-Dame, nesta quinta-feira (29), no centro de Nice
Por iG Último Segundo |
O Consulado Geral do Brasil em Paris confirmou que uma das vítimas do atentado terrorista na basílica Notre-Dame, nesta quinta-feira (29), no centro de Nice, era a brasileira Simone Barreto Silva, de 44 anos, que nasceu em Salvador, na Bahia.
O ataque aconteceu por volta das 9h local (5h de Brasília) e deixou outras duas pessoas mortas, além de vários feridos. O terrorista foi preso pela polícia francesa.
Simone morava no país há 30 anos e tinha 3 filhos. Segundo entrevista da prima da vítima, Rita de Cássia Barreto, à 'GloboNews', a família ficou "sem chão" com a notícia da morte de Simone.
"Como é que a gente recebe uma notícia de uma pessoa católica, cristã, que sai de manhã para trabalhar e deixa seus filhos em casa, e por volta das 7h da noite a polícia liga e diz que essa pessoa não está mais em vida, não vai mais voltar. A gente está sem chão", disse Rita.
Segundo a prima, Simone vai deixar uma imagem de alegria às pessoas que a conheciam. "Pessoa alegre, com a felicidade estampada no rosto, vontade de viver, onde chegava contagiava todo mundo e assim que vamos lembrar dela em todos os momentos", disse.
Simone nasceu no subúrbio de Salvador. Ela tinha formação de cozinheira e atualmente trabalhava como cuidadora de idosos na França. Ela tinha nacionalidade francesa pelo longo período em que já morava no país europeu.
Você viu?
A brasileira era agitada socialmente na cidade de Nice. Segundo membros da 'Ala Mulheres na Resistência da Lavagem da Madeleine', evento cultural brasileiro que acontece há 19 anos em Paris, Simone e suas irmãs “participaram da Ala em 2019, mas não vieram este ano por causa da Covid-19”.
Além disso, Simone era agitadora cultural na cidade e organizou, com suas irmãs e primas, a Festa de Yemanjá na região.
Nota do Itamaraty
O Itamaraty divulgou uma nota oficial em que repudia o ataque e lamenta a morte da brasileira.
"O Presidente Jair Bolsonaro, em nome de toda a nação brasileira, apresenta suas profundas condolências aos familiares e amigos da cidadã assassinada em Nice, bem como aos das demais vítimas, e estende sua solidariedade ao povo e governo franceses”, disse o consulado por meio de nota.
O ministro de relações exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, também prestou solidariedade à família da brasileira.
Profundo pesar pela morte de uma brasileira de 44 anos, mãe de três filhos, ocorrida hoje em Nice, na França, uma das três vítimas fatais do brutal atentado cometido por um terrorista na Basílica de Nossa Senhora. https://t.co/WREu7Vx16C
— Ernesto Araújo (@ernestofaraujo) October 29, 2020