Japão decide liberar água de Fukushima no oceano, dizem jornais

Indústria pesqueira diz ser contra medida que pode comprometer as atividades na região

Complexo nuclear de Fukushima Daiichi teve acidente provocado por terremoto seguido de tsunami em 2011
Foto: TEPCO/Creative Commons
Complexo nuclear de Fukushima Daiichi teve acidente provocado por terremoto seguido de tsunami em 2011

Segundo jornais locais, o governo do Japão decidiu liberar água contaminada retirada da usina nuclear de Fukushima no oceano. A informação foi divulgada pela imprensa nesta sexta-feira (16). Os veículos disseram, ainda, que um pronunciamento oficial deverá ser feito até o fim do mês.

Após o terremoto e o tsunami que atingiram a região em 2011, a Tokyo Electric retirou cerca de 1 milhão de toneladas de água contaminada. O material está armazenado em tanques, mas a empresa afirma que ficará sem espaço para armazenar a água contaminada até 2022.

Caso a liberação seja confirmada, o material deverá comprometer a indústria pesqueira do país, que já é alvo de testes de radiação por parte de países vizinhos, como a Coreia do Sul. O Ministério da Indústria do Japão está ouvindo opiniões sobre o tema desde abril e realizará novas audiências com representantes da indústria pesqueira do país.

Depois das criticas, o ministro da Economia, Comércio e Indústria, Kiyoshi Ejima, afirmou que o governo levará as opiniões dos pescadores em consideração na hora de tomar a decisão sobre o destino do material contaminado.