ONU: "Não quero guerra fria ou quente com outra nação", diz presidente da China

Presidente chinês fez um discurso mais moderado e conciliador, diferente do mandatário norte-americano que atacou a China e acirrou as tensões entre os países

Presidente da China, Xi Jinping, fez um discurso mais ponderado na ONU
Foto: Creative Commons
Presidente da China, Xi Jinping, fez um discurso mais ponderado na ONU


O presidente da China , Xi Jinping, fez um discurso na manhã dessa terça-feira (22) na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em que afirmou que o seu país "não tem intenção de travar uma guerra fria ou quente com qualquer outra nação" em meio ao acirramento das tensões políticas e econômicas entre a China e os Estados Unidos .


Já o presidente dos Estados Donald Trump usou o seu discurso na ONU para atacar China e responsabilizar o país asiático pela pandemia do novo coronavírus (Sars-cov-2) chamando a doença de " vírus chinês ".

"Continuaremos a reduzir as diferenças e resolver disputas com outros por meio do diálogo e da negociação. Não buscaremos desenvolver apenas a nós mesmos ou nos envolver em um jogo de soma zero", contemporizou Xi Jinping em seu discurso gravado reproduzido no evento anual, dessa vez realizado pela primeira vez na história de forma virtual.