Hospital psiquiátrico na Bolívia tem surto de Covid-19 — 14 mortos e 100 doentes
Por iG Último Segundo
31/07/2020 09:49:09O Hospital psiquiátrico Gregorio Pacheco, em Sucre, Bolívia , passa por um surto de casos de Covid-19 . Até o momento, são 14 óbitos em decorrência da doença. O número de infectados já passa de 100, de acordo com o que disse nesta quinta-feira (31) o diretor regional de epidemiologia, Jhonny Camacho, à Agência Efe .
Segundo Camacho, os primeiros casos ocorreram através de funcionários há duas semanas e, em seguida- espalharam-se rapidamente pelas enfermarias do centro médico, que abriga cerca de 350 pacientes.
O diretor afirmou que medidas mais rígidas de biossegurança devem ser ativadas o mais rápido possível. Segundo ele, pessoas com deficiências mentais se comportam de maneira que dificulta as estratégias de redução de contágio, como não aceitando usar máscaras e desenvolvendo um comportamento agressivo.
Segundo Camacho, trata-se do maior problema já relatado nas instituições de saúde pública da região de Chuquisaca, no sudeste da Bolívia e o surto está "destruindo o hospital".
Algumas das medidas que foram tomadas para contornar a situação incluem o reforço da equipe médica de psiquiatras e enfermeiros, além do pedido de retorno dos funcionários que estão em quarentena há várias semanas. Foram criados também espaços de isolamento.
De acordo com o último boletim epidemiológico, a Bolívia já registrou 75.234 casos de infecção pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). O número de mortes é de 2.894.