Trump diz que enviará agentes federais para cidades da "esquerda radical"

Ameaça de envio de agentes ocorre pouco tempo após Trump ter enviado forças de segurança para impedir protestos contra racismo em Oregon

Envio de agentes deve oprimir protestos
Foto: Evan Vucci/Shutterstock
Envio de agentes deve oprimir protestos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta segunda-feira (21) enviar agentes federais para as cidades de Chicago e Nova York , que são governadas pela oposição democrata.

A ameaça de Trump acontece pouco tempo depois do presidente ter mandado forças de segurança federais para Portland, no estado norte-americano de Oregon, para impedir a realização de mais protestos contra a brutalidade policial e o racismo.

A atuação destes agentes federais está sendo questionada pelas autoridades locais, já que eles estão agindo com carros e homens não identificados em Oregon.

"Vou enviá-los com ou sem a cooperação dos líderes da cidade. São cidades que estão nas mãos da esquerda radical, nunca vejo as coisas acontecendo por lá, e se Biden vencer as eleições presidenciais, será um inferno por todo o país", disse o republicano.

Você viu?

O chefe de Estado norte-americano afirmou que Chicago, onde a quantidade de tiroteios aumentou nas semanas anteriores, "é pior do que no Afeganistão". Além disso, Trump também revelou que "não abandonará" a Filadélfia, Detroit e Baltimore.

O prefeito de Portland, Ted Wheeler, afirmou em suas redes sociais que Trump está "quebrando a lei" e colocando as vidas dos moradores da cidade "em perigo".

Já Gretchen Whitmer, governadora do estado de Michigan, denunciou uma "retórica de ódio" de Trump. Diversas cidades norte-americanas seguem protestando contra a violência policial e o racismo no país, que ganhou força após a morte de George Floyd. No entanto, são registrados muitos distúrbios durante os atos.