Adolescente morre de peste bubônica na Mongólia; 140 pessoas estão isoladas
Surto semelhante da doença causada por bactéria foi registrado na China. Na Mongólia, 140 pessoas estão isoladas após morte do adolescente
Por Ansa |
Um adolescente de 15 anos morreu na última segunda-feira (13) de peste bubônica, confirmou o Ministério da Saúde da Mongólia nesta terça-feira (14). Sem dar mais detalhes, as autoridades informaram que passarão outras informações para a imprensa "nos próximos dias".
Conforme informou a agência de notícias chinesa Xinhua, o jovem teria comido carne de marmota com outros dois amigos pouco antes de sua morte ser confirmada.
Desde que novos casos da doença foram registrados no território, em 3 de julho, o governo informou que 140 pessoas foram colocadas em isolamento social - sendo que 15 delas tiveram contato com os três jovens - e estão sendo tratadas com antibióticos.
Já na China, o território semiautônomo da Mongólia Interior elevou o nível de alerta por causa dos novos casos . A Mongólia registra, ao menos, uma morte por peste bubônica todos os anos e também algumas centenas de casos, mesmo que o governo faça campanhas para tentar desestimular o consumo desse tipo de animal selvagem. A China registrou cinco mortes no país pela doença desde 2014.
A peste bubônica é causada pela bactéria Yersinia pestis e, apesar de ter matado mais de 50 milhões de pessoas no século 14, é uma doença facilmente tratável com antibióticos.