Russos aprovam referendo que pode manter Putin no poder até 2036
Cidadãos russos foram às urnas para alterar pontos da constituição do país, que permite que Vladimir Putin possa continuar no poder, caso reeleito
Por iG Último Segundo |
Cidadões da Rússia foram às urnas e votaram, em sua maioria, a favor de um pacote de mudanças constitucionais, que permite que o atual presidente do país, Vladimir Putin, permaneça no cargo até 2036.
Os resultados indicaram que o ex-oficial da KGB, que governa a Rússia há mais de duas décadas como presidente ou primeiro-ministro, pode concorrer a mais dois mandatos. Isso significa que ele poderia permanecer presidente por mais 16 anos, caso reeleito nas próximas eleições.
As mudanças na constituição também incluem o aumento dos valores das aposentadorias.
Segundo dados da Comissão Eleitoral Central, 73% dos russos votaram a favor das mudanças, com 25% das urnas apuradas. A votação foi estendida por sete dias e permitida de forma online em algumas regiões, para evitar aglomerações em meio à pandemia de Covid-19.
Caso Vladimir Putin continue no poder até 2028, ele será o mais longevo líder do país na Rússia Moderna, ultrapassando Josef Stálin, que ficou no poder entre 1878 e 1953.