De todos os casos de Covid-19, 60% surgiram no mês passado, diz OMS

Na semana passada, a soma de casos de todos os países foi de mais de 160 mil casos por dia

Tedros Ghebreyesus chamou atenção de países que não estão usando todos os recursos possíveis para controlar pandemia
Foto: Reprodução/Twitter
Tedros Ghebreyesus chamou atenção de países que não estão usando todos os recursos possíveis para controlar pandemia


O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, informou que do total de casos de Covid-19 no mundo, 60% foram registrados no último mês. Atualmente, a organização contabiliza 10,3 milhões de casos e 506 mil óbitos. Hoje (1º) ele também chamou atenção para países que estão "recuando" às medidas de proteção .


O representante ainda afirmou nesta quarta-feira (1º) que, na última semana, a soma de todos os países ultrapassou os 160 mil novos casos diários.

Desta forma, é necessário que países criem boas estratégias para conter o aumento das incidências da pandemia do novo coronavírus . "Nunca nos cansaremos de dizer que a melhor saída para esta pandemia é adotar uma abordagem abrangente", disse.

Você viu?

Ele volta a informar que é preciso encontrar, isolar, testar e cuidar de todos os infectados pelo vírus. Também é preciso encontrar as pessoas com quem o doente interagiu e pedi-las para se isolarem.

Ghebreyesus também pede que profissionais de saúde sejam treinados e equipados e que comunidades sejam educadas e capacitadas para proteger a si mesmas e aos outros.

"Não somente testar, não apenas o distanciamento social , apenas o rastreamento ou somente máscaras. Faça tudo isso", acrescentou.

O diretor-geral da OMS ainda se encaminhou para países que não têm usado todos os seus esforços para combater a Covid-19. Assim, segundo ele, será mais difícil chegar a uma estabilização.

"Estamos preocupados que alguns países não tenham usado todas as ferramentas à sua disposição e tenham adotado uma abordagem fragmentada. Esses países enfrentam um caminho longo e difícil pela frente. Mas uma das lições da pandemia é que, independentemente da situação em que um país esteja, ela pode ser revertida. Nunca é tarde demais", comunicou.