Novo coronavírus pode ter começado a circular em dezembro na Itália, diz estudo

Partículas foram encontradas em águas residuais de cidades do norte italiano em dezembro de 2019

Primeiro caso foi detectado apenas em fevereiro na Itália
Foto: Reprodução/Wikmedia Commons
Primeiro caso foi detectado apenas em fevereiro na Itália


O Instituto Superior da Saúde informou hoje (19) que, dois meses antes da Itália confirmar seu primeiro caso de Covid-19, partículas do novo coronavírus já estavam presentes nas águas de cidades ao Norte da Itália. Entre elas, estão Milão e Turim. Atualmente, o número de mortes diárias está reduzido .


Posteriormente, em janeiro, esses resíduos chegaram na região da cidade de Bolonha. Ainda assim, o primeiro caso só apareceu no dia 20 de fevereiro, em Milão. A Itália foi uma das regiões mundiais em que o novo coronavírus foi mais mortal .

O instituto chegou a essa conclusão ao lado de empresas de água de cidades da Itália. O estudo fez análise de resíduos de água coletadas entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020.

Dois laboratórios diferentes, que usaram dois métodos diferentes de análise, afirmaram que o RNA do novo coronavírus estava presente nas amostras do mês de dezembro de Milão e Turim.

"Esta pesquisa pode ajudar a entender o início da circulação do vírus na Itália e fornece informações coerentes a respeito das análises realizadas na França, em amostras de pacientes hospitalizados que deram positivo em dezembro de 2019", afirmou o estudo.