Bélgica retira estátua de rei após protestos antirracistas
Grupo pede que estátuas do rei Leopoldo II sejam removidas, alegando que o ex-monarca exterminou "milhares de congoleses"
Por iG Último Segundo |
A cidade de Antuérpia, na Bélgica
, decidiu retirar a estátua do rei Leopoldo II após a realização de protestos antirracistas no país. O antigo soberano comandou o país entre os anos de 1865 e 1909, sendo lembrado, principalmente, pela colonização do Congo Belga, que chegou a ser uma propriedade particular do rei.
Leia também:
- Nova morte idêntica a de George Floyd é registrada nos Estados Unidos
- Menino de 4 anos morto no próprio aniversário foi baleado após cantar “parabéns”
- Polícia de Minneapolis será reformada depois de caso Floyd
Segundo um porta-voz da cidade, "a estátua foi severamente vandalizada na semana passada". O funcionário também disse que ela deverá ser restaurada pelo Museu de Escultura ao Ar Livre de Middelheim e que, após a restauração, ela deverá ficar no museu, sem voltar a ser exposta ao ar livre.
#BlakeLivesMatter King Leopoldo II statue removed in Antwerp. Hopefully first of many to be removed.
— AWLA (@AfricanWomenLaw) June 9, 2020
He was a monster of modern history who was responsible for up to 10 million deaths in his 23 year tyranny in the Congo Free State and maiming children. pic.twitter.com/MwY2aFpYBH
A decisão de remover a estátua do local em que estava veio após os protestos contra o racismo e a morte do americano George Floyd mobilizarem milhares de pessoas na cidade. Além dos protestos, um grupo pede que todas as estátuas do rei sejam removidas, alegando que o ex-monarca exterminou "milhares de congoleses".