Bélgica retira estátua de rei após protestos antirracistas

Grupo pede que estátuas do rei Leopoldo II sejam removidas, alegando que o ex-monarca exterminou "milhares de congoleses"

Estátua foi vandalizada e será restaurada.
Foto: Reprodução/Twitter
Estátua foi vandalizada e será restaurada.

A cidade de Antuérpia, na Bélgica , decidiu retirar a estátua do rei Leopoldo II após a realização de protestos antirracistas no país. O antigo soberano comandou o país entre os anos de 1865 e 1909, sendo lembrado, principalmente, pela colonização do Congo Belga, que chegou a ser uma propriedade particular do rei.

Leia também:

Segundo um porta-voz da cidade, "a estátua foi severamente vandalizada na semana passada". O funcionário também disse que ela deverá ser restaurada pelo Museu de Escultura ao Ar Livre de Middelheim e que, após a restauração, ela deverá ficar no museu, sem voltar a ser exposta ao ar livre.

A decisão de remover a estátua do local em que estava veio após os protestos contra o racismo e a morte do americano George Floyd mobilizarem milhares de pessoas na cidade. Além dos protestos, um grupo pede que todas as estátuas do rei sejam removidas, alegando que o ex-monarca exterminou "milhares de congoleses".