Novo coronavírus pode ter grande impacto em pautas ambientalistas

Fórum Econômico Mundial de Davos afirma que mundo pode perder progresso dos últimos anos

Greta se senta em frente ao parlamento, sempre com a mesma placa
Foto: A jovem ativista sueca Greta Thunberg (foto) foi um dos nomes a pressionar empresários a se comprometerem com Acordo Climático de Paris de 2015 no último encontro do Fórum
Greta se senta em frente ao parlamento, sempre com a mesma placa


Além de afetar a realidade dos seres humanos, a pandemia do novo coronavírus também pode colocar em risco os avanços feitos em relação à crises climáticas. Quem diz isso é a organização do Fórum Econômico Mundial de Davos (WEF), que reúne empresários e políticos da elite.

Profissionais da indústria contribuíram com relatório da Associated Press, com co-autoria das empresas Marsh & McLennan e Zurich Insurance Group, e informaram que todo progresso feito para “recuperar” meio ambiente pode ser desfeito. Além disso, afirmam a importância de o mundo se voltar também a pauta ambiental .

Leia também: Desmatamento no Brasil pode gerar condições para surgimento de outras epidemias

Leia também: Emissão de gases tóxicos cai 17% no mundo com adoção de lockdown

Você viu?

O texto ainda chama atenção para a possível omissão de critérios sustentáveis para retomar a atividade econômica após surtos graves da Covid-19 , já que isso “arrisca prejudicar a transição resiliente de baixo carbono”.

Também há preocupações relacionadas ao impacto econômico, que também pode causar problemas para pensar a questão ambiental. No texto, a recessão atual e o alto nível de desemprego está sendo comparada aos da época da Segunda Guerra Mundial.

Leia também: Em vídeo, Greta Thunberg alerta a colapso de Manaus por Covid-19

Saadia Zahidi, que é diretora administrativa da WEF, afirmou que a crise pode ser considerada uma “oportunidade” de fazer as coisas de uma maneira diferente, reconstruindo economias de maneira mais “sustentável, resiliente e inclusiva”.

Em janeiro o Fórum promoveu uma reunião em Davos, onde as questões envolvendo as mudanças climáticas foram as mais discutidas. Lá, empresários se comprometeram a seguir o Acordo Climático de Paris, acordo incentivado por ativistas como Greta Thunberg e Vanessa Nakate.