Sem distanciamento, disseminação de coronavírus é 35 vezes maior

Aumento acontece com escolas e outros serviços funcionando normalmente

Os pesquisadores analisaram os casos confirmados da doença nos Estados Unidos entre 1º de março e 27 de abril — um total de cerca de 1 milhão
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Os pesquisadores analisaram os casos confirmados da doença nos Estados Unidos entre 1º de março e 27 de abril — um total de cerca de 1 milhão


Áreas que não adotam nenhuma política de distanciamento social enfrentam 35 vezes mais casos do coronavírus, de acordo com um estudo publicado na revista médica Health Affairs.

A pesquisa avaliou as políticas que determinam o distanciamento social e descobriu que, quanto mais tempo uma medida estava em vigor, mais lenta é a taxa de crescimento diário da Covid-19.

Pesquisadores da Universidade de Kentucky, da Universidade de Louisville e da Universidade Estadual da Geórgia analisaram casos confirmados de coronavírus nos Estados Unidos entre 1º de março e 27 de abril, totalizando cerca de 1 milhão relatados na época, ilustrando "o perigo potencial de propagação exponencial no país com ausência de intervenções."

Para políticas de distanciamento social que duraram pelo menos 16 a 20 dias, a taxa diária de infecção caiu mais de 9 pontos percentuais, de acordo com o estudo. Políticas com duração de 15 dias ou menos também viram declínios na taxa de infecção diária, descobriram os pesquisadores.

Você viu?

Leia mais: Sobrevivente de Covid-19 de 113 anos: 'Os idosos são esquecidos'

Tais medidas de distanciamento social, exigidas por 95% do país, incluem pedidos de abrigo no local, fechamento de escolas, proibição de grandes eventos e o fechamento de academias, bares e restaurantes.

Lugares sem ordens de distanciamento social corriam um risco substancialmente maior de infecção . "Mantendo constante a quantidade de distanciamento social voluntário, esses resultados implicam uma propagação 10 vezes maior até 27 de abril e uma propagação mais de 35 vezes maior sem nenhuma das quatro medidas", escreveram os pesquisadores. 

As descobertas ocorrem à medida que mais estados americanos iniciam o processo de reabertura, facilitando restrições e diretrizes de distanciamento social.

Embora o distanciamento social tenha mantido mais americanos saudáveis, alguns estados já estão com semanas de suspensão das restrições. Eles expressaram esperança de que a pesquisa forneça aos legisladores um recurso sobre os benefícios do distanciamento social.

"Mais pesquisas são necessárias à medida que etapas graduais e não testadas para a reabertura são tomadas em todo o país", concluíram os pesquisadores.