Suécia tem 3 mil mortes por Covid-19 e pior desempenho entre países nórdicos

Governo afirma que situação está sob controle e incentiva que pessoas não se isolem

Mesmo com 24 mil infectados, autoridades afirmam baixo nível de contágio
Foto: Divulgação / Freepik
Mesmo com 24 mil infectados, autoridades afirmam baixo nível de contágio


Entre os países nórdicos, a Suécia é o que conta com o pior cenário durante a pandemia do novo coronavírus. O país tem mais de 24 mil infectados e tem 3 mil mortes registradas, sendo que 99 óbitos foram registrados nas últimas 24 horas. O governo, que incentiva população a não fazer isolamento social , aponta para estabilização da curva.

Segundo a Agência de Saúde do país, o nível de contágio no país é baixo, considerado de nível 1. Segundo afirmações feitas em coletiva pelo epidemiólogo chefe sueco, Anders Tegnel, o sistema de saúde tem capacidade para atender pessoas.

Leia também: Suécia admite erro após aumento de casos da Covid-19: "não fizemos o suficiente"

Stefan Löfven, primeiro-ministro, divulgou hoje que pode criar comissão para gerir a crise. No entanto, esse time só começaria a trabalhar quando a pandemia parecer ter terminado no país.

Você viu?

Mesmo que o sistema de saúde tenha capacidade de atender todos os casos, o país se sobressai entre os países nórdicos e é o que tem mais número de infectados e de vítimas fatais. Em países próximos, houve paralisação da economia e quarentena.

Falta de restrições

A Suécia foi no caminho oposto ao adotado pelos países vizinhos, como Noruega, Finlândia e Dinamarca, e não aderiu a qualquer tipo de medidas restritivas . O governo fala em “responsabilidade individual” e segue pelo caminho de recomendar medidas de prevenção.

Leia também: Com contenção da Covid-19, Dinamarca irá diminuir isolamento 

A principal ação colocada em vigor foi vetar encontros que tenham mais de 50 pessoas. Atividades foram suspensas em universidades, porém escolas e creches continuam operando. Bares e restaurantes também seguem abertos.