Trump recua postura agressiva e dá autonomia a governadores
Afirmação foi feita um dia após presidente dizer que tem “autoridade total” nos EUA
Por iG Último Segundo |
Após afirmar que tem “autoridade total” para reabrir partes dos Estados Unidos, o presidente Donald Trump voltou atrás e declarou que distribuirá mais poderes aos governadores. A fala foi feita hoje, 14, em coletiva na Casa Branca. Ele ainda explicou que logo menos deve apresentar detalhes e orientações para ajudar na contenção da pandemia do novo coronavírus e estabilizar a situação do país.
De acordo com novo levantamento da Universidade Johns Hopkins , os Estados Unidos tinha, até 20h no fuso do Brasil, 602.989 casos e 25.575 mortes.
Trump deu autonomia para que cada governador possa planejar ações em seus estados de liderança. O aval será dado oficialmente em conversa com os 50 governadores, em que irão discutir planos e estudos para que alguns reativem a economia antes do início do mês de maio.
Leia também: Cadáveres são empilhados em hospital nos Estados Unidos
Na coletiva, o presidente do país norte-americano, apesar de confirmar o aval, não deu indícios de que os governadores dependerão dele. Trump apenas afirmou que "autoriza cada governador de cada estado a implementar um plano de reabertura". O estado de Nova York, o mais afetado pela Covid-19 no país, já está se unindo a estados vizinhos para estudarem possíveis planos de reabertura.