Presidente da Nicarágua não é visto há mais de um mês; país ignora Covid-19

Sumiço alimenta rumores sobre o estado de saúde de Daniel Ortega; Primeira-dama que também é vice-presidente tem dado notícias sobre o governo

Em meio à pandemia do novo coronavírus (Sars-coV-2), o paradeiro do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, é desconhecido. O mandatário não aparece em público há mais de um mês e, nos últimos dias, os canais do governo vêm apenas repercutindo declarações de Rosario Murillo, vice-presidente e primeira-dama do país.

Leia também: Pacientes curados da Covid-19 voltam a testar positivo na Coreia do Sul

Daniel Ortega
Foto: Divulgação
Daniel Ortega

A Nicarágua é o único país do continente americano que não aderiu a nenhuma medida de isolamento para conter o contágio da Covid-19 , doença causada pelo novo coronavírus . Celebrações como a de páscoa foram mantidas, mesmo sob apelos da Igreja Católica, uma das principais vozes de oposição a Daniel Ortega .

Leia também: Covid-19 e mensalidades escolares: tire suas dúvidas

Você viu?

Nas ruas do país, rumores sobre estado de saúde do presidente, de 74 anos, correm soltos. Segundo o G1 , havia expectativa de que Ortega daria declaração em público no domingo de Páscoa (12). Porém, isso não aconteceu.

Leia também: Primeira pessoa vacinada contra Covid-19 relata a experiência

Também há controvérsia sobre o número real de casos da Covid-19 na Nicarágua . O governo diz haver somente três casos da doença no país, todos importados. Todavia, vizinhos como Honduras e Costa Rica tem 397 e 612 respectivamente.