Himalaia fica visível na Índia após quarentena diminuir poluição

Segundo moradores de cidades ao norte do país, as montanhas não eram vistas há 30 anos. Fotos da paisagem foram postadas nas redes sociais

Escaladas de montanhas do Himalaia são feitas em abril e maio
Foto: Getty Images
Escaladas de montanhas do Himalaia são feitas em abril e maio

A quarentena para conter o avanço do novo coronavírus (Sars-CoV-2) na Índia melhorou a qualidade do ar no país e permitiu que moradores de cidades mais ao Norte do país pudessem voltar a ver as montanhas do Himalaia . Nas redes sociais, usuários publicaram fotos da paisagem que não eram vistas a pelo menos 30 anos devido à poluição.

No dia 24 de março, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, ordenou por decreto que a população inteira do país — cerca de 1,3 bilhão de pessoas — ficasse em casa por três semanas.

Por conta da pandemia, o Nepal suspendeu no início de março as permissões para escalar o Everest, que faz parte da cordilheira do Himalaia e tem 8.848 metros de altitude.

A medida representa um golpe para a economia do Nepal, onde o turismo de escalada é uma fonte crucial de divisas. Até o momento, o país tem um caso confirmado de Covid-19 .

Leia também: Nova York: Hospitalizações caem e novo pico de morte é registrado em estado

Já a China, que também tem as escaladas como um roteiro turístico, notificou os organizadores das expedições que a rota tibetana, menos transitada, permanecerá fechada esta temporada.

A escalada do Everest acontece em abril e maio porque as condições meteorológicas são consideradas menos extremas.