Espanha: serviços de saúde são aconselhados a "limitar esforços com mais velhos"

Documento divulgado por autoridades da Catalunha aponta que jovens devem ser priorizados se houver "colapso das unidades de tratamento"

Documento foi divulgado entre autoridades de saúde da região da Catalunha
Foto: Reprodução
Documento foi divulgado entre autoridades de saúde da região da Catalunha

A Espanha é um dos países mais atingidos pela pandemia da Covid-19, renovando o recorde no número de mortes dia após dia. Para evitar um colapso ainda maior do sistema de saúde, algumas regiões começam a tomar tomar atitudes drásticas: na Catalunha, os serviços médicos foram aconselhados a "limitar o esforço terapêutico com pacientes com mais de 80 anos e priorizar os jovens".

Leia também: Covid-19: Espanha volta a bater recorde e soma 864 mortes em apenas um dia

Segundo informações da agência EFE, um documento interno do Sistema de Emergência Médico (SEM) da Catalunha , região que vive em constante conflito com a Espanha por sua independência, fez o aconselhamento e afirmou que a prioridade deve ser de quem "mais pode se beneficiar, em termos de anos de vida ou da máxima possibilidade de sobrevivência".

O texto recomenda que os idosos com mais de 80 anos não sejam entubados e que o tratamento seja realizado com uma máscara de oxigênio, acrescentando ainda que, se não houver melhora, a morfina pode ser ministrada para aliviar a sensação de falta de ar.

Você viu?

"Quando se observa que as medidas terapêuticas são fúteis, o paciente pode ser levado para casa, desde que o seu acompanhamento e os cuidados paliativos possam ser assegurados pela rede de cuidados primários. Caso contrário, recomenda-se que o paciente seja transferido para um centro de saúde, em vez de uma urgência hospitalar", indica o texto.

Ainda de acordo a publicação, tal decisão recebeu críticas do Observatório de Bioética da Universidade de Barcelona: "em relação à idade, o suporte respiratório máximo sob outras formas além de ventilação mecânica com intubação e oxigenoterapia de alto fluxo deve ser considerado para pacientes acima de 80 anos de idade com comorbidades".

Leia também: EUA: hospitais estão demitindo funcionários que denunciam condições de trabalho

Medida semelhante foi tomada recentemente na Itália, que também vive o pico da Covid-19 . Algumas regiões tiveram que escolher quais pacientes receberiam tratamentos e quais seriam "deixados de lado", com os critérios também se baseando na idade de cada vítima.