Itália faz ação para que pacientes terminais com covid-19 digam adeus à família

Tabletes foram comprados para que pacientes idosos que ficaram isolados consigam se despedir de familiares antes de morrer por causa do coronavírus

Militantes conseguiram comprar tabletes para distribuir em hospitais a partir da ação da médica Francesca, na Itália
Foto: Pixabay/rottonara
Militantes conseguiram comprar tabletes para distribuir em hospitais a partir da ação da médica Francesca, na Itália

A Itália atravessa tempos difíceis devido a pandemia do covid-19, novo coronavírus. Até o momento, o número de contaminados que morreu em decorrência do novo coronavírus gira em torno de 5,5 mil e muitos não conseguem se despedir dos familiares, principalmente os pacientes mais velhos.

Leia também: 'Estamos completamente abandonados aqui', dizem estudantes que moram na USP

Quando internados, os idosos com coronavírus têm poucas chances de sobreviver e ficar sozinhos. Para tentar atenuar o sofrimento, a médica Francesca Cortellaro, do hospital San Carlo Borromeu, em Milão, pensou em um jeito de ajudar os pacientes em situação terminal.

"Você sabe o que é mais dramático? Observar os pacientes morrendo sozinhos, escutá-los pedir que se despeça seus filhos e netos por eles", disse ela ao jornal italiano Il Giornale. 

Você viu?

Uma idosa havia pedido a Cortellaro que visse a neta pela última vez antes de morrer. A médica fez cedeu o telefone e fez uma ligação para ela em vídeo . "Elas se despediram. Logo depois, ela se foi". 

A história contada pela médica motivou um grupo de militantes do partido democrático de Milão a liderar uma iniciativa que possibilitasse aos idosos isolados a despedida dos entes queridos. 

Leia também: Mortes por coronavírus sobem para 34 e casos confirmados são 1.891

Batizada com o nome "O Direito de Dizer Adeus", a iniciativa conseguiu cerca de 20 tabletes. Os equipamentos distribuíram no Hospital San Carlo para permitir que videochamadas fossem realizadas.