Coronavírus: Embaixada anuncia dois voos para buscar brasileiros retidos no Peru

Turistas fora de Lima podem ter que esperar mais um pouco para voltar ao Brasil

Brasileiros estão presos no Peru após fechamento das fronteiras
Foto: Arquivo pessoal/ Max Miller Miranda
Brasileiros estão presos no Peru após fechamento das fronteiras


A Embaixada do Brasil no Peru anunciou, nesta quinta-feira (19), que conseguiu a liberação de dois voos para buscar parte dos brasileiros impedidos de sair no Peru em razão do fechamento das fronteiras do país para conter o coronavírus . De acordo com o comunicado, um voo da Gol e outro da Latam chegarão ao aeroporto Jorge Chávez, em Lima, na sexta-feira (20), trazendo peruanos que estavam no Brasil. Depois, elea partem para Guarulhos com os brasileiros.

Os turistas passam por dificuldades desde domingo (15), quando o presidente peruano, Martin Vízcarra , decidiu fechar as  fronteiras e decretar quarentena obrigatória. Expulsos de hotéis e impedidos de se locomover nas ruas pelo Exército, os brasileiros estão pagando aluguel para ficar em casas de peruanos.

Na segunda-feira, o governo do Peru autorizou a saída de todos os turistas do país, mas o Brasil demorou para fechar as negociações com as companhias aéreas. O acordo foi contornado em ação conjunta do Ministério do Turismo e do Itamaraty.

Leia também: Governo federal manda fechar fronteiras com oito países da América do Sul

“Estamos diuturnamente trabalhando para encontrar soluções para auxiliar centenas de brasileiros que estão fora do país e precisam retornar para junto de suas famílias nesse momento difícil por qual passamos. Tenho certeza que essa será a primeira de uma série de ações bem sucedidas nesse sentido e que logo passaremos por esse período de tormenta”, comentou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Incerto

Os dois voos ainda não vão repatriar todos os brasileiros, até porque são 3.770, segundo o serviço de migrações do governo peruano. Aqueles que estão em Cuzco, por exemplo, ainda não têm prazo para conseguirem a saída, uma vez que não consegue se locomover até a capital, em razão da quarentena. A Embaixada promete liberar novos voos em breve.