Corte de Haia investigará crimes de guerra dos EUA no Afeganistão

Dentre os crimes que serão investigados está uma possível ligação da CIA, agência de inteligência americana, com casos de tortura

O governo de Donald Trump não aceita que o TPI investigue ações americanas no Afeganistão.
Foto: Agência Brasil
O governo de Donald Trump não aceita que o TPI investigue ações americanas no Afeganistão.

O Tribunal Penal Internacional (TPI), localizado na cidade de Haia, na Holanda, autorizou na manhã desta quinta-feira (5) a abertura de uma investigação sobre os crimes de guerra cometidos por soldados dos EUA no Afeganistão. Essa é a primeira vez que a Corte autoriza uma investigação contra os americanos desde o começo do conflito, em 2001.

Leia também: Cidade congelada: Ventania nos EUA  transforma casas em “esculturas de gelo”

Dentre os crimes que serão investigados está uma possível ligação da CIA , agência de inteligência americana, com casos de tortura no Afeganistão . Outros militares estrangeiros, soldados afegãos e membros do Talibã também serão investigados por suposos crimes cometidos.

Em abril de 2019, os juízes do TPI haviam se negado a abrir uma investigação para averiguar possíveis crimes de guerra cometidos no país. Segundo eles, essa investigação não serviria aos interesses da Justiça.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , não aceita que o TPÍ investigue ações americanas no Afeganistão. Segundo o advogado pessoal de Trump, Jay Sekulw, a investigação vai diretamente contra os interesses americanos.