EUA avisam que estão 'preparados' para reagir em caso de 'ação contra Guaidó'

Diplomata disse que teme pela segurança do autoproclamado presidente da Venezuela ao seu país

Juan Guaidó se encontrou com Donald Trump na última quarta-feira
Foto: Reprodução/Twitter Juan Guaidó
Juan Guaidó se encontrou com Donald Trump na última quarta-feira


Em reta final de seu giro pelo mundo, Juan Guaidó está próximo de retornar à Venezuela , país do qual se autoproclamou presidente, com reconhecimento de cerca de 60 países. Existe um receio por parte dos Estados Unidos , onde Guaidó está no momento, de que o venezuelano tenha a segurança ameaçada a partir assim que pisar em sua terra natal. Por isso, um recado foi dado a Nicolás Maduro , presidente eleito da Venezuela , por meio da imprensa.

“Esperamos que o regime faça o cálculo, especialmente após esta viagem, que o apoio a Guaidó é forte e que a reação a qualquer ação contra ele será um erro do regime. Estamos muito preocupados com isso e esperamos que ele retorne em segurança”, afirmou o diplomata Elliott Abrams, encarrego dos EUA para a Venezuela, a jornalistas.

Quando convidado a explicar quais seriam as reações do país norte-americano no caso de um ataque a Guaidó , Abram disse apenas: “Estamos preparados”.

Leia também: Trump confirma que bombardeio dos EUA matou líder da Al-Qaeda

Giro pelo mundo

Juan Guaidó está fora da Venezuela desde o dia 19 de janeiro, desafiando a proibição de sair do país imposta pela Suprema Corte, por influência de Maduro . O primeiro destino foi a Colômbia, onde se reuniu com o presidente Ivan Dúque e com Mike Pompeo, secretário de Estado dos EUA, durante conferência contra de combate ao terrorismo.

Depois, o presidente autoproclamado se encontrou com autoridades britânicas no Reino Unido e com representantes europeus, em Bruxelas. Agora nos Estados Unidos, teve êxito em estreitar as relações com  Donald Trump . O líder opositor da Venezuela chegou a ser aplaudido por congressistas e democratas, durante discurso de Trump na terça-feira, quando foi apresentado como o “verdadeiro presidente da Venezuela”. No dia seguinte, ele se reuniu com o presidente norte-americano na Casa Branca.