Trump comemora aprovação em Iowa com provocações aos democratas

Presidente usou confusão no caucus do Partido Democrata para ironizar os adversários

Trump aproveitou confusão no caucus de Iowa para provar democratas
Foto: Agência Brasil
Trump aproveitou confusão no caucus de Iowa para provar democratas


A confusão causada durante os “ caucus ” do Partido Democrata para as eleições presidências dos Estados Unidos foi um prato cheio para Donald Trump. Enquanto os democratas não sabem, até agora, quais foram os delegados vencedores em Iowa , o atual presidente teve uma aprovação de 97% no Estado e aproveitou para provocar os adversários.

“O Partido Democrata em Iowa realmente estragou tudo, mas o Partido Republicano não. Eu tiver a maior reeleição na história desse grande estado, batendo o recorde do presidente Obama por muito. Além disso, 97% dos votos. Obrigado, Iowa”, escreveu Trump no Twitter.

“Quando os democratas vão começar a culpar a Rússia, em vez de assumir a própria incompetência pelo desastre de votação que ocorreu no Grande Estado de Iowa?”, provocou o presidente em postagem anterior.

O que é caucus?

O “caucus” é uma etapa do sistema eleitoral norte-americano em que os partidos Democrata e Republicano elegem delegados que representam determinados candidatos. As votações são internas e fazem parte do processo para escolher os nomes definitvos para concorrer à presidência por cada um dos partidos. Os que ficarem com menos de 15% dos votos são eliminado. Então, os eleitores votam de novo.

O processo se repete que não haja mais ninguém com menos de 15% dos votos. Por fim, o número de delegados representantes do partido com direito a voto na convenção nacional é dividido de maneira proporcional entre os vencedores.