O governo dos Estados Unidos quer retirar os cidadãos norte-americanos da China após surto de coronavírus
shutterstock
O governo dos Estados Unidos quer retirar os cidadãos norte-americanos da China após surto de coronavírus



Leia também: Aeroportos brasileiros passam a transmitir alerta da Anvisa sobre coronavírus

Os Estados Unidos estão organizando um voo especial para trazer, neste domingo, seus cidadãos e diplomatas de volta da cidade chinesa de Wuhan, epicentro do surto de um novo  coronavírus .

O avião, com cerca de 230 pessoas, levará diplomatas do consulado dos EUA, bem como cidadãos norte-americanos e suas famílias, informou o jornal Wall Street Journal no sábado (25), citando uma pessoa familiarizada com a operação.

Washington recebeu aprovação da operação do Ministério das Relações Exteriores da China e de outras agências governamentais após negociações nos últimos dias.

Você viu?

Um porta-voz da Embaixada dos EUA em Pequim disse que, na quinta-feira (23), o Departamento de Estado ordenou a saída de membros da família e de todos os funcionários do governo dos EUA no consulado de Wuhan, mas se recusou a comentar o relatório de que outros cidadãos dos EUA seriam retirados da cidade.

A decisão de transferir funcionários e famílias do consulado dos EUA deveu-se ao surto do coronavírus "e a interrupções logísticas decorrentes de transporte restrito e hospitais sobrecarregados na cidade de Wuhan", disse o porta-voz em comunicado enviado à Reuters.

Até o momento, o vírus já matou 56 pessoas  na China e infectou 1.975, de acordo com informações do governo chinês. A Austrália confirmou, também no sábado, seus quatro primeiros casos da doença. A Malásia identificou três ocorrências, ao passo que a França já havia relatado os primeiros casos na Europa na sexta-feira (24).

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é uma emergência na China, mas "ainda é cedo" para decretar estado de emergência global. A maioria dos casos está concentrada em Wuhan, de onde o vírus teria começado a se propagar no final do ano passado.

Em Pequim, as autoridades anunciaram que vão proibir a entrada e a saída de ônibus da capital a partir deste domingo (26). Segundo o Diário do Povo , "todos os transportes rodoviários de passageiros" que atravessam Pequim serão suspensos, como medida "para a prevenção e controle da epidemia". A capital se une assim às medidas de isolamento adotadas por outras cidades do país asiático para tentar conter a disseminação do vírus.

Leia também: China fecha parte da Muralha e da Cidade Proibida devido ao coronavírus

O governo central também anunciou a suspensão de viagens turísticas em grupo dentro do país e para o exterior.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!