Premiê da Ucrânia renuncia, mas presidente não aceita: 'Decidi dar uma chance"

Pedido de demissão ocorreu após vazamento de áudio no qual ele teria feito críticas pela falta de experiência de Volodymyr Zelensky

Carta de renúncia foi apresentada por Goncharuk depois da divulgação do áudio
Foto: Reprodução
Carta de renúncia foi apresentada por Goncharuk depois da divulgação do áudio

O primeiro-ministro da Ucrânia , Oleksiy Goncharuk , apresentou nesta sexta-feira (17) sua renúncia , após uma gravação de áudio sugerir que ele fez críticas contra o presidente Volodymyr Zelensky .

Entretanto, o mandatário ucraniano rejeitou a demissão apresentada pelo premier. "Decidi dar uma chance a você e seu governo", disse Zelensky, alegando que "não é hora de sacudir o país econômica e politicamente".

Leia também: Ucrânia diz que Irã pediu desculpas e promete punição por avião abatido

A carta de renúncia foi apresentada por Goncharuk depois da divulgação de um áudio no qual teria criticado a falta de experiência do presidente da Ucrânia no contexto político e econômico.

Você viu?

A conversa gravada teria aparentemente ocorrido durante uma reunião entre o premier, o ministro das Finanças e o Banco Nacional da Ucrânia (NBU) realizada em dezembro passado.

Leia também: Manifestantes exigem renúncia de líderes do Irã em 2º dia de protestos

Em uma publicação no Facebook, Goncharuk, por sua vez, se defendeu. "Seus conteúdos criados artificialmente criam a impressão de que minha equipe e eu não respeitamos o presidente, que é nosso líder político", escreveu.

"Isso não é verdade. Eu assumi esse papel para executar o programa", acrescentou o primeiro-ministro, apesar de não revelar se a voz gravada é sua.