Reino Unido critica Irã por deter temporariamente embaixador britânico
Secretário de Relações Exteriores britânico, Dominic Raab, afirmou que a prisão do embaixador em Teerã é "violação da lei internacional"
O governo do Reino Unido criticou o Irã por deter por mais de uma hora o embaixador britânico em Teerã , Rob Macaire , durante protesto contra o governo nesse sábado (11).
Leia mais: Embaixador britânico nega participação em manifestações contra Teerã
A imprensa do Reino Unido afirma que Macaire participava de uma cerimônia em memória das vítimas do acidente aéreo de quarta-feira (8) em Teerã, com um voo comercial da Ucrânia, atingido por um míssil iraniano . O evento transformou-se em protesto contra o governo. O embaixador foi detido por suspeita de envolvimento na manifestação.
O secretário de Relações Exteriores britânico, Dominic Raab , afirmou, em nota, que a prisão do embaixador em Teerã, sem fundamento ou explicação, é "flagrante violação da lei internacional".
Leia também: Embaixador do Reino Unido é detido no Irã em manifestação
No documento, ele também diz que "o governo iraniano está em uma encruzilhada no momento, na qual pode continuar a marchar rumo a uma situação de nação pária, com o isolamento político e econômico que esse status traz, ou dar passos para amenizar tensões e se engajar rumo a um caminho diplomático".