Quem é Luis Parra, novo presidente do Congresso venezuelano?
Deputado foi acusado de participar de um esquema de corrupção em 2018
Mais um personagem ganhou destaque na crise política da Venezuela neste fim de semana. Trata-se do deputado Luis Parra Rivero, conhecido como Luis Parra.
No domingo (5), Luis Parra foi eleito novo presidente da Assembleia Legislativa da Venezuela, em uma votação conturbada e da qual a oposição liderada por Juan Guaidó foi impedida de participar.
Aos 41 anos, ele foi proclamado novo presidente do Legislativo - posto até então ocupado por Guaidó - e recebeu o apoio do regime de Nicolás Maduro . Parra nasceu na cidade da Independência, em Yaracuy. É formado em Administração de Empresas pelo Instituto Estadual de Tecnologia do Estado.
Leia também: Ernesto Araújo diz que Brasil não reconhecerá eleição do parlamento na Venezuela
Foi eleito deputado em dezembro de 2015 pela Mesa da Unidade Democrática, coalizão opositora ao regime chavista e a Maduro. Em seu currículo parlamentar, estão atividades concentradas nas questões ambientais e recursos naturais. Em 2018, foi acusado de participar de um esquema de corrupção.
De acordo com uma reportagem publicada pelo portal "Armando.info", deputados de diferentes partidos da oposição, incluindo a Vontade Popular de Juan Guaidó agiram em instâncias como o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos e o Ministério Público da Colômbia para que esse órgãos parassem de investigar empresários envolvidos na suposta rede de corrupção em torno do sistema Comitês Locais de Abastecimento e Produção (CLAP) - criado em 2016 pelo governo para tentar resolver a crise se escassez de alimentos.