Tamanho do texto

Adolescente foi eleita Personalidade do Ano pela revista 'Time' aos 16 anos. Greta Thunberg foi diagnosticada com Síndrome de Asperger

Greta Thunberg em veleiro sustentável arrow-options
Reprodução/Instagram Greta Thunberg
Greta Thunberg ficou famosa por protestar em defesa do meio ambiente

O pai da ativista Greta Thunberg , Svante Thunberg, afirmou, em entrevista à rádio  BBC , que sua filha lutou contra a depressão durante três ou quatro anos após ser diagnosticada com síndrome de Asperger .

Leia também: Australianos se escondem em praias para fugir de incêndios

Svante, que reconheceu que ela deixou de comer e definiu a fase como um "pesadelo", explicou que Greta conseguiu se recuperar muito em decorrência de seu fascínio pelo meio ambiente . Na ocasião, ele começou a passar mais tempo com a filha e a irmã mais nova, Beata.

Além disso, a mãe de Greta, a cantora de ópera Malena Ernman, chegou a cancelar alguns shows para que a família pudesse estar mais tempo junta. Segundo ele, por causa do ativismo, a adolescente sueca conseguiu "acordar o mundo" para as mudanças climáticas e hoje é "mais feliz". No entanto, revelou também que, como pai, não deixa de estar preocupado com o ódio que a batalha dela tem gerado.

Leia também: Peregrina deixa Papa irritado com empurrão; assista

Svante ainda ressaltou que se preocupa com "as notícias falsas, todas as coisas que as pessoas tentam fabricar - o ódio que isso gera", embora tenha garantido que Greta tem lidado com as críticas "incrivelmente bem". Greta Thunberg , de 16 anos, foi escolhida pela revista norte-americana Time como "Personalidade do Ano" de 2019. Ela é a líder do movimento global de estudantes contra as mudanças climáticas e já fez pronunciamentos em diversos eventos internacionais.