Sobe para 28 o número de mortos durante tufão nas Filipinas
Reprodução
Sobe para 28 o número de mortos durante tufão nas Filipinas

As Filipinas elevaram nesta sexta-feira (27) para 28 o número de mortos causados pela passagem do Tufão Phanfone no centro do país. A forte chuva e os ventos, que chegaram a 195 quilômetros (km) por hora, deixaram ainda dois feridos e 12 desaparecidos. O balanço anterior indicava 16 mortos durante a passagem do tufão, que atingiu o arquipélago no dia de Natal.

Leia também: Avião com 100 pessoas cai no Cazaquistão e deixa ao menos 15 mortos

Segundo o último relatório divulgado pela Agência Nacional de Prevenção de Desastres, o tufão já se encontra fora das Filipinas , a cerca de 335 km a oeste de Subic, na costa noroeste.

A maioria dos mortos foi registrada na ilha de Panay. O tufão destruiu barcos, casas e causou inundações, forçando cerca de 39 mil pessoas a deixarem suas casas e ir para abrigos temporários. Quase 90 municípios ficaram sem eletricidade.

O tufão causou outros danos, sobretudo no setor da pesca e em cerca de 60 mil hectares de áreas de cultivo, avaliados em mais de 571 milhões de pesos (cerca de 10,15 milhões de euros).

Leia também: Número de desembarques de imigrantes na Itália cai pela metade em 2019

As Filipinas são atingidas por dezenas de tufões todos os anos durante a estação chuvosa, que começa por volta dos meses de maio e junho e geralmente termina entre novembro e dezembro. Em novembro de 2013, o tufão Haiyan causou mais de 6.300 mortes e deixou mil desaparecidos no país.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!