Trump chama primeiro-ministro canadense de 'duas caras'

Justin Trudeau foi flagrado em vídeo criticando Donald Trump em conversa com outros líderes mundiais. Eles participam da reunião da Otan em Londres

As críticas de Trudeau se deram em função do atraso de Trump para reunião com Macron
Foto: Shealah Craighead/Official White House
As críticas de Trudeau se deram em função do atraso de Trump para reunião com Macron

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , chamou o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, de “duas caras”. Um vídeo divulgado nesta quarta mostra o premiê zombando do americano em conversa com outros líderes mundiais. Trump e Trudeau participam do encontro da Organização do Tratado do Atlântico Norte ( Otan ), que acontece em Londres, na Inglaterra.

Leia também: Futuro da Otan começa a ser discutido em cúpula de líderes mundiais

No vídeo, Trudeau conversa com o primeiro-ministro da Inglaterra, Boris Johnson, o presidente da França, Emmanuel Macron, o primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, e a princesa Anne da Holanda durante um jantar no Palácio de Buckingham. Eles comentam sobre os atrasos de Donald Trump para os compromissos oficiais em tom jocoso. No entanto, só é possível distinguir as falas de Trudeau .

Logo no início da filmagem Johnson pergunta ao francês “é por isso que chegou tarde?”. Trudeau então intervém e afirma “chegou tarde porque sua coletiva durou 40 minutos”. Macron e Trump tiveram uma reunião bilateral na terça-feira (3) que foi precedida de uma longa entrevista coletiva do presidente americano.

Leia também: Trump visita Afeganistão e diz que EUA estão reiniciando conversações com Talibã

Na manhã desta quarta, Trump foi questionado sobre o vídeo por um jornalista durante uma coletiva de imprensa da qual participou junto com a chanceler alemã Angela Merkel. “Honestamente, eu acho Trudeau um cara legal, mas a verdade é que eu chamei a atenção dele pelo fato de ele não estar pagando 2% e eu acho que ele não está muito feliz com isso”, disse em referência às contribuições dos países para a Otan, após chamar o premiê de “duas caras”.