Visando ampliar esforços, ONU inicia Conferência sobre mudanças climáticas

Evento de 2019 é realizado em Madri, na Espanha, e contará com a presença de líderes de mais de 190 países e regiões para falar dos problemas do clima

Foto: Divulgação/Flickr
Aquecimento global está entre os principais temas de discussão da conferência

Leia também: Mãe de vítima de Paraisópolis acha que filho não foi pisoteado: "foi chacina"

Guterres concedeu entrevista em Madri nesse domingo (1º), dia anterior à abertura da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, conhecida como COP25. Representantes de mais de 190 países e regiões devem participar do evento, que será realizado na capital espanhola.

Guterres disse que desastres naturais relacionados ao clima se tornaram mais frequentes, demandando mais custos financeiros e humanos. Ele afirmou que as mudanças climáticas não são mais um problema de longo prazo, e que as pessoas enfrentam agora uma crise climática global.

Continua após a publicidade

Segundo o secretário-geral da ONU, esforços globais para interromper as mudanças climáticas têm sido absolutamente inadequados, e o que ainda falta é vontade política.

A conferência deste ano visa a chegar a um consenso sobre algumas das regras de implementação do Acordo de Paris que ainda estão sendo debatidas. O acordo, que visa a combater o aquecimento global, deve ser implementado no ano que vem.

Leia também: Laudo mostra que jovens foram torturados por soldados do Exército no Rio

A COP25 continua até o dia 13 de dezembro. O ministro do Meio-Ambiente do Japão, Shinjiro Koizumi, representa o país. A jovem ativista sueca Greta Thunberg também deve participar.