Tamanho do texto

Segundo autoridades, o acidente foi provocado pela explosão acidental de botijões de gás enquanto passageiros tomavam café da manhã

Explosão em trem mata mais de 70 passageiros no Paquistão arrow-options
EPA/Ansa
Explosão em trem mata mais de 70 passageiros no Paquistão



Ao menos 73 pessoas morreram, incluindo vários peregrinos, em um incêndio em um trem de passageiros nesta quinta-feira na província paquistanesa de Punjab, provocado pela explosão acidental de botijões de gás, anunciaram as autoridades.

Leia também: Brasil pode ser o próximo? Entenda o que de fato acontece no Chile

O trem permanece parado nas proximidades do distrito de Rahim Yar Khan, na província de Punjab, região central do Paquistão. O fogo foi controlado durante a manhã, mas os serviços de emergência continuavam trabalhando nos vagões carbonizados, ainda com muita fumaça.

"Dois fogões explodiram quando as pessoas estavam tomando café da manhã, e a presença de querosene com os passageiros no trem em movimento espalhou ainda mais o fogo", explicou ministro das Ferrovias Sheikh Rashid Ahmed à rede de televisão Geo.

Os feridos estavam sendo transportados para os hospitais da região. Até o momento apenas 18 corpos foram identificados. Três vagões, dois de segunda classe e um de primeira, foram afetados pelo incêndio após a explosão dos botijões .

Leia também: Ministro do Chile admite possível violação de direitos em protestos

Muitas vítimas são peregrinos que viajavam para uma festa religiosa na região de Lahore (leste do Paquistão), de acordo com as autoridades. Adnan Shabir, porta-voz dos serviços de emergência locais, anunciou um balanço de 73 mortos e mais de 40 feridos .

O primeiro-ministro Imran Kahn afirmou estar "profundamente triste com a terrível tragédia" e anunciou a abertura de investigação imediata. Os acidentes de trens são frequentes no Paquistão, um país que herdou da dominação colonial britânica uma grande rede de ferrovias , atualmente em péssimo estado, consequência de décadas de corrupção, falta de investimento, ausência de manutenção e gestão inadequada.

Leia também: Filho do presidente argentino reage a provocação de Eduardo Bolsonaro

Em julho, um choque entre dois trens na mesma região deixou 23 mortos. Imran Khan pediu na ocasião "medidas urgentes para enfrentar décadas de negligência nas infraestruturas ferroviárias ".