Candidato da oposição argentina, Alberto Fernández é apontado como possível candidato eleito à presidência do país
Reprodução/Twitter/alferdez
Candidato da oposição argentina, Alberto Fernández é apontado como possível candidato eleito à presidência do país




Por volta de 21h deste domingo (27) forma divulgados os primeiros resultados da apuração na eleição argentina. Com 82% dos votos apurados , Alberto Fernández tem 47,6 % e Mauricio Macri tem 40,9 %.

Pelas regras do país, o candidato se elege em primeiro turno se tiver 45% dos votos ou 40%, se o segundo colocado estiver ao menos  10 pontos percentuais abaixo. 

Por isso, se o resultado se mantiver, Fernández será eleito no primeiro turno. 

Confirmando o cenário deixado pelas eleições primárias de agosto último, o resultado do primeiro turno da eleição presidencial argentina  , analistas e importantes meios de comunicação locais já apontamvem para uma “vantagem” do candidato da aliança entre peronistas e kirchneristas Alberto Fernández.

A chapa, integrada também pela senadora e ex-presidente Cristina Kirchner (2007-2015), teria, de acordo com informações que estão sendo divulgadas extraoficialmente por empresas de consultoria e canais de TV, alcançado uma vantagem superior a dez pontos percentuais em relação à formada pelo presidente Mauricio Macri e o senador peronista Miguel Angel Pichetto.

Analistas consultados disseram que Fernández deve superar 50% e Macri não conseguiria chegar a 40%. Nas primárias, o candidato da aliança entre peronistas e kirchneristas ficou 17 pontos acima do presidente. 

"Os dados que temos mostram um panorama irreversível . Era o que se esperava", disse um analista que, com dados oficiais ainda não divulgados, pediu para não ser identificado.

Você viu?

Macri x Fernández: Argentina realiza eleições presidenciais neste domingo


Governo evita falar

Maurício Macri conta com a possibilidade de segundo turno nas eleições argentinas
EBC/ARQUIVO
Maurício Macri conta com a possibilidade de segundo turno nas eleições argentinas


Os resultados oficiais devem começar a ser divulgados às 21h e o governo evita falar em números. "Nos parece apressado falar em números . Antecipar-se pode levar a cometer erros",  limitou-se a dizer o chefe de gabinete e principal estrategista político do governo, Marcos Peña.

Ao ser consultado sobre um encontro entre o presidente e seu rival antes da abertura dos mercados nesta segunda, o braço direito de Macri não descartou a possibilidade de um eventual segundo turno em novembro e disse que, nesse caso, “não faria sentido”.

Bolsonaro ameaça isolar a Argentina no Mercosul se Macri for derrotado

O temor de uma disparada do dólar é grande e, também, de um forte aumento do risco-país, já que um eventual triunfo de Fernández é visto com preocupação por investidores locais e internacionais. Mais cedo, ao votar, o candidato peronista pediu tranquilidade aos argentinos.

"Estamos vivendo uma enorme crise e temos de ser responsáveis", disse o candidato da aliança Frente de Todos, tentando acalmar os ânimos dos que temem uma nova desvalorização do peso na próxima semana caso sua chapa com Cristina seja a vencedora da eleição.

O ministro do Interior, Rogélio Frigerio, afirmou que a participação superou 80% , uma das mais altas dos últimos anos.  Segundo as mesmas informações extraoficiais, o governo Macri teria sido derrotado na província de Buenos Aires, mas teria vencido na capital do país.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!