Tamanho do texto

Resultado até agora era parcial porque ele ainda não tinha conquistado a diferença de dez pontos percentuais do segundo colocado Carlos Mesa

Morales falando ao microfone arrow-options
Reprodução/Twitter/evoespueblo
Evo Morales disse que já estava confiante de vitória

O presidente da Bolívia, Evo Morales, foi reeleito no 1º turno, indica a apuração voto a votos as eleições no país. Apesar da confirmação da vitória, a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a União Europeia pedem que seja realizado um segundo turno.

De acordo com o resultado, Morales é o vencedor virtual no primeiro turno. Com 99,96% das urnas apuradas, ele tinha 47,08% dos votos, 10,57 pontos percentuais à frente do adversário Carlos Mesa. Ele precisaria de 40% dos votos, com pelo menos dez pontos de diferença sobre Mesa para ser proclamado vencedor, tendo assim uma margem de 0,57%.

A eleição foi realizada no último domingo (20) e foi rodeada de polêmicas. Isso porque havia dois métodos de apuração. Um deles, o preliminar, era mais rápido, enquanto o outro, voto a voto, transcorria mais lentamente. O problema foi que os dois resultados divergiram.