O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou que o cessar-fogo no norte da Síria “está tendo resultados satisfatórios”, enquanto forças turcas e curdas divergem sobre até que ponto os curdos devem se afastar de áreas fronteiriças.
Leia também: Dia de herói! Professor abraça aluno armado e evita tragédia em escola; assista
A afirmação foi feita em comentário publicado nesse domingo (20) no Twitter. Segundo Trump , os curdos estão se reassentando em novas áreas.
As Forças Democráticas Sírias , comandadas por curdos, haviam anunciado no mesmo dia que seus soldados se retiraram da cidade fronteiriça de Ras al-Ayn, na Síria.
Depois, o Ministério da Defesa da Turquia confirmaria a retirada, que se baseia no acordo de cessar-fogo acertado quinta-feira (17), com mediação dos Estados Unidos.
O acordo permite às forças curdas abandonar áreas fronteiriças do norte da Síria, no período de cinco dias em que as tropas turcas se obrigam a suspender sua ofensiva militar no país.
Leia também: Governo confirma dez mortes em protestos no Chile
Curdos sírios
Os soldados curdos da Síria deixaram a cidade fronteiriça de Ras al-Ayn, conforme estabelecido pelo acordo de cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos com a Turquia.
Um porta-voz das Forças Democráticas da Síria, lideradas pelos curdos, divulgou declaração informando que os soldados se retiraram totalmente da cidade.
O Ministério da Defesa da Turquia confirmou a saída. A declaração não menciona se eles vão se retirar também de outras cidades.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, ressaltou que casos as militantes curdos não se retirem totalmente da área, até a noite dessa terça-feira (22), hora local, seu país reiniciaria a campanha militar contra eles.
Leia também: Resultado preliminar na Bolívia indica 2º turno entre Morales e Mesa
Ainda não está claro se os combatentes curdos vão se retirar da ampla área onde muitos residem.