Trump confirma indicação de Todd Chapman para assumir a embaixada dos EUA no Brasil
Reprodução
Trump confirma indicação de Todd Chapman para assumir a embaixada dos EUA no Brasil

Em um comunicado divulgado na noite de quarta-feira (16), a Casa Branca confirmou que o diplomata de carreira Todd Chapman deverá ser o novo embaixador dos Estados Unidos no Brasil. O "agrément" (autorização) do governo brasileiro foi dado na última segunda-feira, mas o Itamaraty preferiu que o anúncio formal fosse feito por Washington. Antes de assumir o posto, porém, Chapman será sabatinado pelo Senado americano.

Leia também: Trump afirma que 'curdos não são anjos' e minimiza avanço russo na Síria

A embaixada dos EUA em Brasília está sem titular desde novembro de 2018. O último embaixador foi Michael McKinley, nomeado, em 2016, pelo então presidente americano Barack Obama. Quem responde atualmente pelo posto é o encarregado de negócios William Popp.

Nascido no Texas, Chapman era, até recentemente, embaixador dos EUA no Equador. Anteriormente, atuou como vice-secretário adjunto de Estado para Assuntos Políticos Militares, foi vice-chefe de missão na embaixada americana em Brasília e coordenador adjunto sênior de assuntos econômicos na embaixada dos EUA no Afeganistão. Também serviu em Moçambique, na Bolívia, na Costa Rica, na Nigéria, em Uganda e em Taiwan.

Ele tem 57 anos de idade e é fluente em português. Antes de entrar para a carreira diplomática, Todd Chapman foi consultor no Brasil. Atuou, ainda, na área financeira em Nova York e na Arábia Saudita.

Leia também: Expoente da esquerda no Partido Democrata, Ocasio-Cortez anuncia apoio a Sanders

Enquanto o presidente Donald Trump conclui o processo de definição de seu embaixador no Brasil, não há notícias sobre a indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), ao Senado Federal, para que ele possa ser sabatinado e assumir a embaixada brasileira em Washington. Filho do presidente Jair Bolsonaro, Eduardo já recebeu o sinal verde do governo americano para assumir o posto nos EUA.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!