Planeta

Ciclone tropical é maior registrado no Japão nos últimos 60 anos
Reprodução/Twitter
Ciclone tropical é maior registrado no Japão nos últimos 60 anos


Sacos a granel com material coletado durante os esforços de descontaminação após o desastre nuclear na usina de Fukushima , em 2011, foram levados a um rio durante o supertufão Hagibis , em 12 de outubro, informou o jornal “Asahi Shimbun”.

Segundo o governo da cidade de Tamura , as 2.667 sacolas estavam armazenadas temporariamente em um local no distrito de Miyakoji-machi. A instalação foi inundada após fortes chuvas trazidas pelo tufão , e a água transportou um número desconhecido de sacolas para um rio a cerca de 100 metros de distância.

Leia também: Sobe para 56 o número de mortos no Japão após passagem do tufão Hagibis

Um funcionário do governo de Tamura recebeu um telefonema por volta das 21h20 do dia 12 de outubro de uma empresa de engenharia civil próxima, dizendo que seis dos sacos haviam sido recuperados do rio. Cada um desses sacos 1 metro cúbico de tamanho. Nenhum lençol foi colocado sobre as sacolas como precaução contra a chuva e o vento do tufão .

Você viu?

    Uma autoridade de Tamura disse que serão realizadas consultas com o Ministério do Meio Ambiente para determinar possíveis efeitos sobre o meio ambiente .

    Leia também: Passagem do tufão Hagibis no Japão provoca pelo menos 24 mortes

    Substâncias radiativas

    O esforço de descontaminação envolveu a remoção de detritos, como solo, folhas e plantas, contendo substâncias radioativas liberadas após o colapso de 2011 na usina de Fukushima .

    Mais de 110 mil equipes de resgate procuram sobreviventes no Japão na sequência do Hagibis , que já causou ao menos 40 mortes. No fim de semana, o ciclone despejou 40% da precipitação pluviométrica média anual em algumas áreas e fez com que pelo menos 25 rios em todo o país transbordassem, provocando inundações em extensas áreas. Até a manhã de hoje (14 de outubro), pelo menos 16 pessoas ainda estavam desaparecidas e 200 foram confirmadas feridas.

    Leia também: Japão entra em alerta por conta da aproximação do Tufão

    As autoridades locais alertaram repetidamente que o Hagibis podia ser comparado a um tufão que havia causado estragos na região de Tóquio em 1958, mas mostrava como a infraestrutura de segurança implantada desde então havia melhorado o quadro geral. O tufão de 61 anos atrás matou mais de 1.200 pessoas.

      Mais Recentes

        Comentários

        Clique aqui e deixe seu comentário!