Presidente equatoriano tomou medidas contra violência por aumento de combustíveis
Reprodução
Presidente equatoriano tomou medidas contra violência por aumento de combustíveis

O presidente do Equador , Lenín Moreno , decretou neste sábado (12) toque de recolher e a militarização da capital Quito e arredores diante do aumento da violência nos protestos contra um pacote fiscal que fez disparar os preços dos combustíveis e paralisam o país há mais de dez dias. Segundo ele, as medidas, que entram em vigor já na noite deste sábado, têm o objetivo de facilitar a atuação das forças de segurança na repressão a manifestações violentas.

“Isto facilitará a atuação das forças públicas frente aos intoleráveis excessos de violência”, escreveu Moreno na rede social Twitter.

Com isso, o mandatário endurece o estado de exceção decretado em 3 de outubro último e sob o qual havia mobilizado as Forças Armadas para restaurar a ordem pública. Amparado por estes poderes especiais, que em princípio permitem restringir alguns direitos por 30 dias, Moreno já havia imposto toque de recolher noturno ao redor dos edifícios públicos de Quito após os primeiros enfrentamentos dos manifestantes liderados pela Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (Conaie) e a polícia.

Leia também: Milhares de indígenas chegam ao centro militarizado de Quito

Neste sábado, as manifestações descambaram em uma ataque ao edifício da Controladoria do Equador, que foi incendiado e saqueado por manifestantes encapuzados. A sede do órgão ficou envolta em uma espessa fumaça. A ministra de do Interior, María Paula Romo, anunciou o esvaziamento da área, em cujos arredores ainda se registravam confrontos com as forças de segurança. A polícia deteve 30 pessoas, acrescentou.

Perto dali, nos arredores da Assembleia Legislativa, manifestantes indígenas levantaram barricadas com troncos e escudos de madeira para enfrentar os policiais, que lançaram uma “chuva” de gás lacrimogêneo sobre eles, relataram jornalistas da agência AFP.

Movimentos sociais convocam greve geral no Equador; 379 pessoas foram presas

Em meio à nova onda de violência, o movimento indígena aceitou neste sábado o diálogo direto com o governo que havia anteriormente rechaçado. As negociações foram propostas por Moreno numa tentativa de encontrar uma saída para a grave crise social.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!