Bolsonaro deve tocar na “soberania brasileira” em discurso na ONU nesta terça

Na assembleia da ONU em Nova York, presidente apresentará discurso preparado ao longo da semana com ajuda dos ministros Ernesto Araújo, de Relações Exteriores, e Augusto Heleno, de Segurança Institucional

Bolsonaro chegou em Nova York onde fará discurso na 74ª Assembleia Geral da ONU
Foto: Marcos Corrêa/PR - 20.9.19
Bolsonaro chegou em Nova York onde fará discurso na 74ª Assembleia Geral da ONU

O presidente Jair Bolsonaro já está em Nova York, onde apresentará na manhã desta terça-feira (24) um discurso na assembleia das Nações Unidas ( ONU ). A fala seguirá uma tradição de 70 anos que é feita por presidentes brasileiros desde 1982.

Ao longo da semana, Bolsonaro trabalhou no discurso com ajuda dos ministros Ernesto Araújo, de Relações Exteriores, e Augusto Heleno, do Gabinete da Segurança Institucional. A fala do presidente deve tocar em temas como patriotismo e soberania do Brasil, assim como falar nas medidas tomadas para preservação da Amazônia. 

Leia também: Discurso de Bolsonaro é vetado de cúpula do clima da ONU

O presidente já garantiu em entrevistas anteriores que não "apontará dedo" para chefes de Estado. O discurso será realizado às 10h, no horário de Brasília. 

Discurso barrado na Cúpula do Clima

Apesar de fazer o tradicional discurso de abertura, o Brasil não falará na cúpula do clima das Nações Unidas deste mês. A lista de países selecionados foi baseada em documentos que comprovassem planos de aumentar a ambição de compromissos climáticos, o que não foi alcançado pelo Brasil.