Casa Branca
Martin Falbisoner/Wikipedia Commons
Casa Branca

O governo dos Estados Unidos concluiu que Israel foi responsável por instalar aparelhos para a espionagem de celulares nas proximidades da Casa Branca e em outros pontos importantes da capital americana, disseram três ex-funcionários sênior do governo americano ao site Politico . Segundo a reportagem, os equipamentos tinham como objetivo, provavelmente, espionar o presidente Donald Trump e seus círculo mais próximos.

Leia também: Uma em 50 milhões!Raríssima lagosta mutante bicolor é encontrada nos EUA

Ao contrário de outras ocasiões nas quais espiões ou sinais de espionagem estrangeira foram encontradas em território americano, entretanto, a Casa Branca não repreendeu o governo de Israel , comandado por Benjamin Netanyahu, um de seus grandes aliados.

Os aparelhos, conhecidos como "StingRays", imitam torres regulares de telefonia móvel, enganando os celulares, que transmitem suas localizações e informações de identidade. Estes objetos também são capazes de capturar o conteúdo de ligações e seus dados.

Segundo o Politico, o Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos descobriu os aparelhos de espionagem em 2018, compartilhando a descoberta com as agências federais relacionadas ao assunto. Após uma análise forense que estudou o maquinário e a composição dos equipamentos, os investigadores concluíram que eles provavelmente haviam sido implantados por agentes israelenses.

É comum que países estrangeiros tentem espiar seus aliados tal qual o fazem com seus inimigos — e Washington é um alvo estratégico. Ainda assim, poucos são os países com a capacidade financeira ou tecnológica para instalar os StingRays, que chegam a custar mais de US$ 150 mil por unidade, outra razão para as suspeitas em cima do governo israelense. 

Você viu?

"Estava bastante claro que os israelenses eram os responsáveis", disse uma das fontes ouvidas pelo politico.

O porta-voz da Embaixada israelense em Washington, Elad Strohmayer, negou que Israel esteja por trás dos aparelhos de espionagem, chamando as alegações de "sem sentido" e afirmando que "Israel não conduz operações de espionagem nos EUA , ponto final".

Ao jornal israelense Haaretz, o Gabinete de Benjamin Netanyahu também negou as afirmações, chamando-as de mentira escancarada: "Há um compromisso longínquo e direto do governo israelense de não se engajar com quaisquer operações de Inteligência nos Estados Unidos. Este direcionamento é aplicado estritamente, sem exceção".

Descaso com Inteligência

Uma das fontes ouvidas pelo site americano afirmou que o descaso do governo americano com a conclusão de que os aparelhos teriam sido implantados por Tel Aviv não é algo comum: "A reação foi muito diferente da que teria acontecido durante a última administração. Neste governo, há cálculos diferentes com relação a isto".

Leia também: Comissão do Senado aprova reforma na lei de telecomunicações

Em maio de 2018, o politico divulgou que Trump utilizava um celular que não era suficientemente seguro para se comunicar com seus amigos e aliados. Cinco meses depois, o New York Times publicou que "espiões chineses estão frequentemente ouvindo" as ligações realizadas pelo presidente — algo refutado pelo líder americano como "tão incorreto que eu não tenho tempo para corrigir". 

Em outro episódio nesta semana, a CNN divulgou que um dos motivos para retirar um espião da CIA no Kremlin seria, em parte, uma preocupação de que a falta de cuidado do governo com informações sigilosas pudesse colocar em risco sua identidade.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!